Fique de Olho

27/03/2017

Dr. Vladmir Silveira é convidado como avaliador do Programa de Doutorado da Unimar

Unimar seleciona candidatos para o primeiro programa

A Universidade de Marília (Unimar) viveu um grande marco realizando o primeiro processo seletivo de um Programa de Doutorado em sua história de 60 anos. O curso de Doutorado em Direito da Unimar também é pioneiro entre os privados da cidade e toda a região.

O processo seletivo foi realizado na própria Universidade e contou com candidatos de Marília e de diversas partes do Brasil. O programa de Doutorado foi aprovado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) na primeira semana de 2017, reafirmando a Instituição e a cidade como referências na área jurídica. Há apenas 35 instituições com doutorado em direito no país, apenas cinco em São Paulo.

Vladmir Silveira

De acordo com o coordenador do Programa de Doutorado, Dr. Jonathan Barros Vita, o processo seletivo é composto por três fases: análise de currículo, prova escrita, e entrevista e análise de projeto de pesquisa. Ao todo são cinco vagas.

“Tivemos 14 inscritos selecionados para seguir com a prova escrita e entrevista. Oito para a linha de pesquisa do Direito Público e seis para a linha do Direito Privado. Para deixar o processo seletivo ainda melhor, convidamos três avaliadores externos do Amazonas, São Paulo e Brasília”, explica Vita. 

De Brasília, a avaliadora Dra. Liziane Meira comentou a qualidade da seleção e o que buscava encontrar nos candidatos. “Para ser aprovado é necessário mostrar aos avaliadores capacidade de argumentação e uma boa redação.

Já o projeto de pesquisa precisa estar muito bem estruturado, mostrar viabilidade e coerência com a área de concentração do Programa. Com o doutorado da Unimar, a cidade e o Estado ganham muito”, acrescenta. Também convidados, o Dr. Vladmir Oliveira da Silveira e o Dr. André Costa Correa avaliaram positivamente a seleção.

Um dos candidatos do processo seletivo, o professor universitário Aires David de Lima viajou 11 horas de ônibus de Paranaíba, Mato Grosso do Sul, à Marília acreditando na possibilidade de iniciar a jornada para se tornar doutor. “A Unimar é uma referência na área jurídica. Apesar de estar a mais de 400 km de minha cidade a Universidade possui o programa de doutorado mais próximo”, comenta.

Segundo o Pró-Reitor de Pesquisa e Pós-graduação da Unimar, Dr. Jefferson Aparecido Dias, a solidez de ensino na área jurídica foi importante para a aprovação do nível de doutorado.

“São mais de 20 anos formando bacharéis, uma graduação com nota máxima em avaliação in loco e uma experiência de mais de uma década de funcionamento do Mestrado em Direito. Durante todo esse tempo foi possível estruturar um consistente programa de pós-graduação com inúmeros diferenciais, inclusive um ótimo processo de internacionalização”, explica.

Segundo Dias, a Instituição não cessa de realizar eventos institucionais vinculados a pesquisa e também a existência de uma política institucional permanente para aquisição e renovação do acervo bibliográfico.

“Há investimento na área através de parcerias de intercâmbio com outros programas de pós-graduação e a criação, em 2001, da Revista Argumentum, atualmente classificada como B1”, acrescenta.

O resultado do processo seletivo do Doutorado em Direito da Unimar foi divulgado na quinta-feira mesmo e as aulas já tiveram início nesta sexta-feira e sábado. Mais informações sobre as próximas seleções podem ser obtidas no site:  www.unimar.br/cursos/pos

Fonte:  Jornal da Manhã Regional – Marília

http://www.jornaldamanhamarilia.com.br/exibe.php?id=6250

Notícias Acadêmicas , , , ,